10 Sugestões de Leitura

 Desta vez trago-vos algumas sugestões de leitura. Se não sabem o que ler ou querem conhecer um novo escritor ou escritora, esta publicação talvez vos seja útil! Vou fazer uma pequena lista de livros que li recentemente e de livros que vou ler nas próximas semanas.



De momento estou a ler Cento e Vinte Dias de Sodoma escrito pelo Marquês de Sade. Se tiverem interesse pelo tema do sadismo, da sexualidade e das suas transgressões ou curiosidade em ler a escrita de um homem que passou grande parte da sua vida preso pelo conteúdo erótico e explícito do que escrevia, é uma boa opção de leitura. 

O segundo livro da pilha de livros é de Maria Teresa Horta, intitulado As Palavras do Corpo, Antologia de Poesia Erótica. Ainda não comecei a ler, mas já li da mesma autora Rosa Sangrenta, As Mulheres de Abril e Minha Senhora de Mim. Apaixonei-me pela escrita de Maria Teresa Horta e se nunca a leram aconselho vivamente. Foi uma descoberta daquelas que nos faz querer ler toda a obra de um escritor.

Publicações Dom Quixote, Lisboa, 2014



Outra descoberta que fiz recentemente, foi a da poesia de Judith Teixeira, muito criticada pelos seus contemporâneos por ser uma mulher que escrevia sobre temas considerados impróprios (sexualidade, desejo, volúpia) chegando a ser censurada durante o governo de Marcelo Caetano, tal como Maria Teresa Horta. Foi, por isso, durante alguns anos, posta de parte. Podem encontrar nesta edição toda a sua poesia.

Edições Esgotadas, Viseu, 1ºedição Maio de 2016



A Resposta a Matilde de Fernando Namora também foi um livro que me surpreendeu pela positiva. É composto por vários textos curtos que contam histórias de diferentes personagens. Já tinha lido do mesmo autor As Minas de São Francisco. 

A obra Novas Cartas Portuguesas foi escrita por Maria Teresa Horta, Maria Isabel Barreno e Maria Velho da Costa, que ficaram conhecidas pelas Três Marias quando foram julgadas durante o governo de Marcelo Caetano por atentado ao pudor e por pornografia. É um livro revolucionário em todos os aspectos, constituído por textos de variados géneros (poesia, cartas, ensaios, cantigas, prosa...) que denunciam a condição inferior a que a mulher estava submetida durante o Estado Novo e não só. É um livro que todos os portugueses e portuguesas deveriam conhecer. 

Como já disse, a escrita de Maria Teresa Horta fascinou-me, portanto, comecei a ler o seu conjunto de crónicas intitulado Quotidiano Instável. São crónicas escritas entre o ano de 1968 e o ano de 1972 recolhidas de jornais.

Publicações Dom Quixote, 2019



Outro livro que aconselho, apesar de ainda não ter lido, é Adoecer de Hélia Correia. Decidi comprar porque não conheço a obra desta escritora, mas já ouvi da mesma muitas críticas positivas. Chamou-me primeiramente à atenção a gravura da capa feita por Dante Rossetti.




Se tiverem interesse em História, mais especificamente, na História das mulheres durante o Estado Novo, aconselho vivamente o livro de Irene Flunser Pimentel A cada um o seu lugar. 

Por último, uma escritora que estará para sempre no meu coração - Maria Judite de Carvalho. Em baixo têm as imagens das duas primeiras antologias da sua obra feitas pela Minotauro. As imagens de capa são pinturas a óleo feitas pela escritora e cada antologia tem uma pintura diferente. Aconselho que comecem pela antologia número 1, onde estão incluídos os seus textos mais conhecidos: Tanta Gente, Mariana e As Palavras Poupadas. Os temas mais recorrentes nas obras da escritora são a solidão, a condição humana e a falta de comunicação entre as pessoas. Aconselho também a leitura da sua única obra de poesia, A Flor que Havia na Água Parada.





Espero que tenham gostado das sugestões (que acabaram por ser mais do que as 10 inicialmente pensadas)! O que acharam? Já leram algum destes livros?

Comentários

Mensagens populares