As Duas Árvores

  De início foi tudo muito rápido. A semente que fora colocada na fofa terra desejava fortemente que esta fosse fértil para poder germinar à vontade. Os dias de sol foram abundantes, mas a chuva não vinha. A semente não teve que esperar muito, porque, felizmente, com a humidade do ar ameno,a terra ficou húmida e provou a sua fertilidade. Ao lado desta semente, nasceu outra. A primeira, já segura na sua raiz, apaixonou-se pela semente inexperiente que germinava, aos poucos, muito tímida.
  Como eu já disse, de início, foi tudo muito rápido. As suas raízes foram crescendo quase ao mesmo tempo. Cada centímetro dos seus caules crescia com mais amor que o anterior. E assim foi, durante longos anos, o crescimento das duas árvores. Agora ainda se amavam mais; amavam-se com todas as folhas que já lhes tinham nascido, fosse na primavera ou no inverno, pois estas nunca caíam. Por vezes, podiam ficar amareladas ou até castanhas, mas o verde fresco do seu amor acabava sempre por voltar, renascido dos ramos. Pertenciam à mesma terra e na mesma terra foram criadas.
  Um dia, já separadas por outras árvores que cresceram entre elas, pensavam nas saudades que sentiam de ver as suas copas em diferentes estações do ano. Podiam estar verdes, frescas, cobertas de neve ou então castanhas e um pouco secas. A maioria tinha as folhas amareladas naquele momento do ano. E a sua amada, como estaria? Não a conseguia ver. Lembrou-se então das raízes que as ligavam e chamou-a através da próspera terra. A pequena agitou as suas folhas como resposta; estavam também amarelas, mas tinham algo de especial. Lembrou-se então da inexperiente semente que germinava, aos poucos, muito tímida, há muitos anos atrás e sorriu cheia de nostalgia.

  "Somos da mesma terra, somos um só amor; uma só raiz!"

  Disse a árvore outrora inexperiente para a sua amada através das raízes - estranha forma de comunicar esta a das árvores! E assim se foi estabelecendo o amor. Um amor tão incondicional que viaja pelas raízes destas duas árvores, seja a que profundidade for!


Comentários

Mensagens populares