Isto sim, um verdadeiro Dilema...

Hoje, para variar, não tive aula de educação física e a minha turma começou a fazer uma espécie de jogo mental para aproveitar o tempo, em que colocava duas hipóteses (um dilema) e cada pessoa dizia qual delas iria escolher se se visse confrontada com tal dilema. Para perceberem melhor, dou-vos um exemplo dado por uma colega minha:

"-Imaginem que vocês têm dois filhos: um menino de oito anos e uma bebé de poucos meses. São uma família judaica e estão prestes a entrar nas câmaras de gás. O guarda nazi interroga-vos quando estão na fila e diz:
-Tem de escolher entre os seus dois filhos. Um, terá de morrer ao entrar na câmara, e o outro pode sair do campo e nunca mais cá voltará."

Este dilema é verídico e aconteceu num campo de concentração nazi. Não sabia como iria reagir nem o que fazer! Por um lado, acho traumatizante para o menino de oito anos ouvir a mãe dizer que escolhe salvar a sua irmã mais nova enquanto ele teria de morrer. 

Por outro, uma bebé tão pequena tem a sua vida pela frente, assim como o irmão,está claro. É certo que se a bebé saísse do campo teria mínimas hipóteses de sobreviver, precisaria de alguém para tomar conta dela. Poderia morrer das duas formas(saindo ou não do campo) e, sendo bebé, quando crescesse não teria tão presente as memórias daquela situação. 



A mãe em questão escolheu salvar o menino e matar a bebé. Eu acho que também escolheria assim. O rapaz pode ficar traumatizado na mesma, é claro, mas ou menos não morreu com a pensar que a mãe preferira a bebé em vez dele. Como sabemos, as crianças com esta idade não conseguem ter, por vezes, um pensamento tão racional como um adulto e poderia não lidar bem com a situação, enquanto a irmã com tão pouco meses, não conseguiria saber o que se estava a passar, e sofreria menos antecipadamente.
É, de facto, um dilema desumano que nos lembra os horrores passados na 2º Grande Guerra Mundial e éramos obrigados escolher, não nos deixando uma escolha um pouco mais positiva. Porque filho é filho, seja ele bebé ou não... Mas as escolha teve de ser feita. E vocês, conseguiriam colocar-se no lugar da mãe? Fariam a mesma escolha?


Comentários

  1. Estou a tentar imaginar-me na situação mas é impossível. Aquela época foi um período tão negro que nada lhe faz jus. Ainda assim acho que teria que tomar a mesma decisão que a mãe. Um rapaz de oito anos, ao sair do campo, conseguiria procurar ajuda. Quanto à bebé só Deus sabe o que lhe poderia acontecer. Ainda assim nada nos garante que tenham deixado realmente o rapaz sair do campo... Se há alguém capaz de cometer actos atrozes esses eram os Nazis!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, nunca se sabe se iria cumprir com o que diziam...

      Eliminar
  2. Ai meu Deus agora arrepiei-me toda :X

    *Beijinhos*
    Caty<3
    http://myfairytale4.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. É um grande dilema... não sei qual seria a minha escolha, para ser sincera.

    ResponderEliminar
  4. É arrepiante. R: Vi e gostei, este ano estão bons filmes a concorrer ao óscar de melhor filme :)

    ResponderEliminar
  5. Grande dilema, deixou-me arrepiada, sinceramente... Mas acho que tomaria a mesma decisão que tu, pelas mesmas razões... :/
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  6. Eu não me ponho a imaginar situações , se acontecer eu saberia o que fazer na altura , doesse muito ou não , eu sou mãe , eu sei o que é tomar decisões dificieis , não gosto de me pôr na pele dos outros , quando tenho os meus próprios dilemas , o que tiver de acontecer , acontecerá , e só aí me irei mostrar importada com isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois,entendo o teu lado,podemos dizer que faríamos isto ou aquilo,mas só no momento em que somos confrontadas com isso é que sabemos

      Eliminar
  7. Acho que tomava a mesma decisão...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário


❀Obrigado por estares a comentar, espero que tenhas gostado!
❀Respondo aos comentários na própria publicação.
❀Retribuo a todos os que comentarem no respectivo blog.
❀Voltem sempre!

Mensagens populares