Preconceito, Racismo ou mera Coincidência?

Li recentemente um artigo que falava na adopção de cães de pêlo preto. Segundo algumas instituições, os cães de pêlo preto são sempre os últimos a serem adoptados. Nunca me tinha apercebido de tal coisa e fiquei surpreendida, será racismo animal? Li que normalmente esta cor é associada à violência, à morte e a superstições, tal como nos gatos pretos. Ora, todos nós sabemos que não é uma cor que muda a personalidade de um animal, nem de um humano. O problema hoje em dia, é que até as pessoas de outras cores são julgadas por isso. Devo ser inocente a mais por ter pensado que os animais não o eram. Se tratam algumas pessoas como animais e selvagens só pela sua raça,de certo que também os animais sofrem com isso. 

Parece que esses preconceitos já têm nome: O Síndrome do Cão Preto. Eu chamar-lhe-ia O Síndrome da Estupidez Humana, mas eles é que sabem os nomes pi-pis que querem dar a esta acção racista. O facto de animais de outras cores serem preferidos em relação aos cães pretos, faz com que estes animais tenham taxas de mortalidade muito superiores em relação a outros, segundo o artigo.

O facto de um cão ser preto, implica que seja agressivo? Eu própria tenho um labrador preto e é o cão mais meigo à face da Terra. É claro que, se outro cão se meter com ele, brigam, mas é da natureza animal (e humana também). Está na hora de quebrar este preconceito, e isto também se aplica aos gatos pretos, que devem sofrer o mesmo, com a superstição de que trazem azar...Para mim, o facto de a cor ser preta, não é nenhuma coincidência.


Olha eu, maroto 


Olha eu, a querer um beijinho


Olha eu, com cara de doido varrido


Olha eu, a fingir-me de sério


Olha eu, a pensar que sou bailarina

Enfim, não vejo aqui nada de agressivo. Basta que sejam bem educados num seio familiar não agressivo para seguirem o exemplo dos donos, são como as crianças!

Comentários

  1. Eu estudei que raposas, que eram usadas para a tirar a pele tinha um comportamento mais manso se fossem brancas, do que se fossem de uma cor mais escura. Às vezes os genes estão interligados. O que não quer dizer que seja obrigatório para todos os animais. Pessoalmente adoro animais de pêlo preto, gatos então, adoro xD

    ResponderEliminar
  2. a sério? que interessante, talvez nalguns animais esteja associado aos genes. Claro, não é obrigatório serem todos! Eu adoro todos, e acho que o pêlo preto dá um brilho diferente, parecem animais mais misteriosos e astutos (sem querer inferiorizar os outros, é claro xD)

    ResponderEliminar
  3. Não fazia ideia que as pessoas deixavam os cães com pelo preto para último. Olha que para mim são aqueles que são mais bonitos! Adorei as fotos :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não fazia ideia antes de ler aquele artigo,neste mundo já nada me surpreende! xD

      Eliminar
  4. Por acaso acho os cães pretos lindíssimos. Quanto aos gatos, a minha avó teve um durante muitos anos e nunca deu azar a ninguém :) O teu cão é um amor, adoro labradores!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Também nunca me tinha apercebido disso! :o

    *Beijinhos*
    Caty<3
    http://myfairytale4.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Reparei agora que os dois cães que tive, são pretos! xD Não totalmente, mas quase... primeiro uma cadela, que era preta com pequenas manchas brancas nas patas e barriga, e agora um pincher preto com pequenas manchas castanhas (nos sitios caracteristicos)... e quando fui buscar o pincher, podia escolher entre este e um completamente castanho, e gostei muito mais do preto, nunca na vida fui associar isso a superstições :o

    ResponderEliminar
  7. ri-me imenso com as descrições das fotografias, achei imensa piada. Dos 3 cães que tive, dois eram castanhos e outro era preto e a minha avó tem uma cadela preta que é muito hiperativa mas nada agressiva!
    (estou a seguir)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aha ainda bem que gostaste das fotos :D pois é, a cor não tem nada haver com agressividade :)

      Eliminar

Enviar um comentário


❀Obrigado por estares a comentar, espero que tenhas gostado!
❀Respondo aos comentários na própria publicação.
❀Retribuo a todos os que comentarem no respectivo blog.
❀Voltem sempre!

Mensagens populares